Breves

No Dia Eco-Escolas foram propostos alguns desafios aos pais e alunos do nosso Agrupamento.


 

Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Ambiente e comemorou-se o Dia Eco-Escolas.


 

Disponível o documento com a readequação dos critérios de avaliação em função da suspensão das aulas presenciais durante o 3.º P.


 

Disponíveis os resultados da primeira monitorização do Plano E@D do nosso Agrupamento.


 

Disponível a história da semana para as crianças da Educação Pré-escolar: "Meninos de todas as cores".


 

A 2.ª edição, deste ano letivo, do Jornal Escolar Cinco Estrelas já está disponível, desta vez apenas nas bancas virtuais!


 

Ed. Pré-Escolar

Recursos





 

Visitantes

745182
HojeHoje385
OntemOntem714
SemanaSemana1099
MêsMês2463
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010745182

escolaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

 
Quinta, 23 Julho 2020 09:36

Hora de Pais

Este ano letivo, o Psicólogo David Fialho, do Serviço de Psicologia e Orientação e o Psicólogo Djalma Henares, do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, voltaram a dinamizar a "Hora de Pais", sendo esta, a 3ª edição na Escola Sede e a 5ª no nosso Agrupamento.

Este programa tem o objetivo de trabalhar competências parentais e questões associadas ao desenvolvimento infantil e juvenil, tentando promover melhores práticas educativas, favorecendo a adoção de melhores atitudes e respostas perante diferentes desafios e problemáticas e patrocinando a presença de cuidados potenciadores de um adequado desenvolvimento, com mais saúde, com melhores comportamentos, com melhores aprendizagens, com melhores confiança e segurança pessoal e com um melhor ajustamento emocional. Neste programa tentamos, também, promover a presença de um melhor acompanhamento do percurso escolar dos nossos alunos. Para o efeito foram criados dois grupos, um de crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico e outro de alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

Este ano abordámos questões associadas ao comportamento, trabalhando e privilegiando a promoção e o reforço de bons comportamentos, falando, também, sobre práticas para a extinção e a redução de maus comportamentos. Trabalhámos o acompanhamento escolar e o estudo com os nossos filhos. Questões associadas ao ecrã também mereceram grande atenção, devida ao impacto negativo que provocam nos nossos alunos e à frequência com que percebemos que crianças e jovens passam demasiado tempo expostos a estes estímulos excessivos e viciantes. Associado a estes meios tecnológicos, abordámos o sono. As emoções dos nossos filhos também foram trabalhadas, tendo sido fornecidas sugestões para a adequada diferenciação, expressão e regulação emocional de crianças e jovens. Numa das nossas sessões, trabalhámos a confiança pessoal, conversando sobre estratégias e atitudes facilitadoras da presença de melhores autoestimas e de noções de autoeficácia mais positivas e seguras. No período de confinamento mantivemos as nossas sessões, agora online, trabalhando, sobretudo, as dificuldades que os Pais e Encarregados de Educação nos trouxeram e tentando favorecer a presença de um melhor convívio com o contexto de Pandemia por Covid-19, enaltecendo a importância da implementação de rotinas adequadas. Voltámos a trabalhar o acompanhamento escolar agora neste contexto de confinamento. Diferentes alterações comportamentais, emocionais e de trabalho escolar foram analisadas e discutidas, tentando a procura, conjunta, das melhores respostas para estes novos desafios. Trabalhámos o medo, a ansiedade e a preocupação, informando os pais sobre estas emoções e sobre as estratégias para a redução das suas frequência e intensidade. Ao longo de todo este percurso, tentámos favorecer o trabalho colaborativo, patrocinando a participação dos pais, de modo a que estes pudessem expor dificuldades, dúvidas, mas, também, boas-práticas, bons exemplos e sucessos.

Não podemos deixar de agradecer a todos os pais que tão bem participaram e colaboram nestas sessões, o nosso muito obrigado. Para o próximo ano letivo, queremos voltar a dinamizar a "Hora de Pais", esperamos, apenas, poder melhorar o número de participantes, mantendo a qualidade da participação observada este ano.

Um abraço a todos,

Os Psicólogos David Fialho e Djalma Henares

 
Quarta, 08 Julho 2020 11:18

Renovações de Matrículas - Alterações

As renovações de matrícula (2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º) passaram, a partir do dia 7 de julho, a processar-se de forma automática, nos mesmos termos em que acontecia no ano letivo transato, com exceção de transferências de estabelecimento.

Para os alunos cujos encarregados de educação tenham já procedido à submissão de renovação no Portal das Matrículas, não são necessárias mais diligências, uma vez que o Agrupamento dispõe de toda a informação e o processo está completo.

Todos os anos de início de ciclo (1.º, 5.º, 7.º e 10.º) bem como as transferências, têm obrigatoriamente de continuar a tramitar no Portal das Matrículas.

No entanto, se houver encarregados de educação que não tenham acesso ao Portal das Matrículas, deverão telefonar para a Secretaria da escola para agendarem a sua vinda de modo a efetuarem a matrícula dos seus educandos.

Mais informações serão disponibilizadas em breve.

 
Quarta, 08 Julho 2020 11:04

Devolução de manuais escolares suspensa

Face à aprovação em reunião plenária pela Assembleia da República da medida de suspensão do circuito de reutilização dos manuais escolares, no contexto da aprovação em votação final do Orçamento de Estado suplementar, os encarregados de educação já não devem devolver os manuais escolares com exceção dos manuais do 9.º ano de escolaridade.

Os encarregados de educação que já entregaram os manuais escolares irão voltar a recebê-los, antes do início do ano letivo, em data a anunciar.

 
Segunda, 06 Julho 2020 10:58

Educação Pré-Escolar

A Educação Pré-escolar tem uma especificidade própria que a torna única! Neste nível educativo, o currículo é construído e gerido tendo em vista o progresso educativo de cada criança.

Tem sido um tempo novo, desafiante e diferente ao qual estamos continuamente a adaptarmo-nos.

A apresentação que se segue pretende demonstrar o trabalho realizado em parceria com as famílias. Este tem como base a história “A minha mãe” de Anthony Browne tão maravilhosamente contada e ilustrada pelas crianças.

Um especial agradecimento a todos os que colaboraram nestas atividades com e para as nossas crianças!

Diapositivo01
Diapositivo02
Diapositivo03
Diapositivo04
Diapositivo05
Diapositivo06
Diapositivo07
Diapositivo08
Diapositivo09
Diapositivo10
Diapositivo11
Diapositivo12
Diapositivo13
Diapositivo14
Diapositivo15
Diapositivo16
Diapositivo17
Diapositivo18
Diapositivo19
Diapositivo20
Diapositivo21
Diapositivo22
Diapositivo23
Diapositivo24
Diapositivo25
Diapositivo26
Diapositivo27
Diapositivo28
Diapositivo29
Diapositivo30
Diapositivo31
Diapositivo32
Diapositivo33
Diapositivo34
Diapositivo35
Diapositivo36
Diapositivo37
Diapositivo38
Diapositivo39
Diapositivo40
Diapositivo41
Diapositivo42
Diapositivo43
Diapositivo44
Diapositivo45
Diapositivo46
Diapositivo47
Diapositivo48
Diapositivo49
Diapositivo50
Diapositivo51
Diapositivo52
Diapositivo53
Diapositivo54
Diapositivo55
Diapositivo56
Diapositivo57
Diapositivo58
Diapositivo59
Diapositivo60
Diapositivo61
Diapositivo62
Diapositivo63
Diapositivo64
Diapositivo65
Diapositivo66
Diapositivo67
Diapositivo68
Diapositivo69
Diapositivo70
Diapositivo71
01/71 
start stop bwd fwd

 
Quarta, 01 Julho 2020 12:45

Informação aos Enc. Educação: Devolução dos manuais escolares

Apesar de circular informação contrária na comunicação social, informam-se todos os Pais/Encarregados de Educação dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos que a escola recebeu indicações da DGEstE para que o processo de devolução de manuais escolares se mantenha. Desta forma, devem proceder à entrega dos Manuais Escolares dos seus educandos, na Biblioteca da Escola de Amareleja, respeitando a calendarização que já tinha sido divulgada e que voltamos a apresentar.

Relembramos ainda que antes de ir à escola, cada encarregado de educação deve telefonar para marcar a hora de entrega de modo a que se possa garantir o distanciamento social e a devida segurança sanitária. Os Pais/Encarregados de Educação dos alunos que têm Material Informático, cedido pelo Agrupamento de Escolas de Amareleja a título de empréstimo, devem fazer também a sua devolução quando forem entregar os manuais escolares.


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 1 de 172