Breves

No Dia Eco-Escolas foram propostos alguns desafios aos pais e alunos do nosso Agrupamento.


 

Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Ambiente e comemorou-se o Dia Eco-Escolas.


 

Disponível o documento com a readequação dos critérios de avaliação em função da suspensão das aulas presenciais durante o 3.º P.


 

Disponíveis os resultados da primeira monitorização do Plano E@D do nosso Agrupamento.


 

Disponível a história da semana para as crianças da Educação Pré-escolar: "Meninos de todas as cores".


 

A 2.ª edição, deste ano letivo, do Jornal Escolar Cinco Estrelas já está disponível, desta vez apenas nas bancas virtuais!


 

Ed. Pré-Escolar

Recursos





 

Visitantes

745203
HojeHoje406
OntemOntem714
SemanaSemana1120
MêsMês2484
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010745203
Segunda, 20 Abril 2020 09:09

Informação aos Encarregados de Educação: 1.º Ciclo

Neste ano letivo, o 3.º período teve início a 14 de abril, contudo, por força das circunstâncias, irá ser diferente do habitual.

Neste momento, é indispensável que as famílias, escola e entidades locais unam esforços para garantir o sucesso escolar dos alunos, também eles privados da socialização com os seus pares.

Até à presente data, os professores do 1.º Ciclo e mediadora EPIS têm estabelecido contactos regulares, à distância, com os alunos e Encarregados de Educação, com o intuito de apaziguar, tranquilizar os nossos alunos e de dar continuidade às suas aprendizagens. Neste processo, os Pais/Encarregados de Educação foram uns parceiros muito colaborantes e empenhados.

Com o intuito de tentar dar resposta a esta nova realidade, o Ministério de Educação forneceu orientações aos Agrupamentos de Escolas para a elaboração de um Plano de Ensino à Distância (E@D) que se encontra disponível para consulta na página do nosso Agrupamento.

Foi criado um conjunto suplementar de recursos educativos (#EstudoEmCasa), para o 1.º Ciclo, transmitidos através do canal da RTP Memória, a partir do dia 20 de abril. Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam conteúdos que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 4.º ano e encontram-se agrupados por: 1.º e 2.º anos e 3.º e 4.º anos. Assim, os alunos deverão acompanhar as sessões (#EstudoEmCasa) e realizar as tarefas escolares propostas pelos professores titulares de turma, de acordo com os horários que foram já enviados aos Pais/Encarregados de Educação.

Neste sentido, sugere-se que os Pais/Encarregados de Educação estabeleçam um horário de trabalho diário para os seus educandos, de modo a que as rotinas não se percam, pois é importante salientar que manter as rotinas faz com que as crianças se sintam mais seguras, confiantes e autónomas.

À semelhança do que já vem sendo feito, e de acordo com as orientações recomendadas no Plano E@D do Agrupamento, irão ser utilizados dois meios de comunicação preferencial entre o professor/aluno/encarregado de educação: e-mail e telefone. Quando possível, irão também ser realizadas algumas sessões síncronas (aulas por videoconferência), que serão agendadas atempadamente. Será disponibilizado aos alunos um plano de trabalho semanal com as atividades a realizar. No horário estão definidos tempos para os alunos contactarem os professores para que possam esclarecer as suas dúvidas, podendo o Encarregado de Educação comunicar com o professor por e-mail ou por telefone (chamada, mensagem WhatsApp).

Atendendo à especificidade do 1.º Ciclo, haverá a necessidade de imprimir alguns materiais. Para os alunos que não têm acesso à sua impressão, o nosso Agrupamento, em parceria com as Juntas de Freguesia de Amareleja, Póvoa de São Miguel e União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração irão fazer chegar os materiais a esses alunos.

É possível que, ao longo do processo, surjam dúvidas, mas estamos disponíveis para, em conjunto, dar-lhes resposta.

Com o empenho de todos, vamos conseguir chegar a bom porto, nesta missão.

Os professores do 1.º Ciclo

 
Sexta, 17 Abril 2020 17:19

Informação aos Alunos: Email Institucional

Informamos todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos que, para acederem ao email institucional, devem proceder da seguinte forma:

1- Aceder à página do Agrupamento

http://agvamareleja.drealentejo.pt/site/

2- Selecionar o recurso E-Mail


3- Introduzir os dados acesso disponibilizados no portal GIAE-Online

a[numero de processo do aluno]@aeamareleja.pt

password

Nota: Em alternativa, o acesso pode ser feito através da página www.gmail.com, seguido da introdução dos dados acesso.

 
Sexta, 17 Abril 2020 17:13

Informação aos Encarregados de Educação: Email Institucional do Aluno

Informamos todos os Encarregados de Educação dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos que foi criada uma conta de Email Institucional para o(s) seu(s) educando(s), para que este(s) possa(m) comunicar com os seus professores e outros elementos da comunidade escolar, no âmbito do ensino à distância.

Os dados de acesso ao email institucional do aluno foram enviados ao Encarregado de Educação através de mensagem privada no GIAE Online.

Procedimentos a seguir:

1- Na página do Agrupamento, selecione o recurso GIAE Online (ou clique na imagem seguinte)


2- Introduza os seus dados habituais de acesso ao GIAE Online

3- Selecione o menu "Mensagens"


4- Verifique a mensagem que lhe foi enviada, disponível na opção "Recebidas" (não esquecer de efetuar a leitura do documento em anexo a essa mensagem)


5- Proceda ao envio da mensagem solicitada na opção "Enviar Mensagem"


6- Disponibilize os dados de acesso ao(s) seu(s) educando(s) e acompanhe-o(s) regularmente no processo de utilização do email institucional

 
Sexta, 17 Abril 2020 16:47

Educação Pré-Escolar: A História da Semana

Disponibilizamos a história da semana para as crianças da Educação Pré-escolar: "Quando a minha escola abrir"


(clique na imagem para ler a história)

 
Sexta, 17 Abril 2020 14:13

Informação aos Encarregados de Educação: Educação Pré-Escolar

Este é para todos um tempo novo ao qual nos estamos a adaptar. A Educação Pré-escolar tem uma especificidade própria que a torna única! Neste nível educativo, o currículo é construído e gerido, de uma forma cíclica, com os diferentes intervenientes no processo educativo, tendo como intencionalidade o progresso educativo de cada criança.

Como todos sabem, têm vindo a ser estabelecidos contactos individualizados, à distância, entre as educadoras e as crianças/famílias. A nossa intencionalidade tem sido, tranquilizar, apoiar, prestar esclarecimentos acerca da importância das rotinas e das regras essenciais para brincar em segurança, propor algumas tarefas e contribuir, na medida do possível, para o bem-estar dos vossos educandos/filhos. Vós, Encarregados de educação/pais, têm sido recetivos e têm dado feedback relativamente àquilo que lhes tem sido proposto. Para os contactos acima referidos recorreu-se a ferramentas, tais como: WhatsApp, Facebook, e-mail, videoconferência, telefone, tudo isto em articulação com várias Entidades (DGE, Dgeste, IP, CPCJ, ADC Moura, Segurança Social, CMM, Juntas de Freguesia, Equipa de Saúde Pública), de forma a reunir esforços conjuntos para uma resposta o mais adequada possível, em tempo de crise.                                                    

No trabalho à distância o documento da DGE-ME, das Orientações Curriculares da Educação Pré-escolar, disponível aqui, tem sido uma boa referência. 

O Departamento da Educação Pré-escolar, a partir de 20 de abril, irá disponibilizar semanalmente uma história na página do Agrupamento. Esta será o ponto de partida para a realização de atividades nas diferentes áreas de conteúdo e domínios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Assim sendo, serão trabalhadas tarefas integradoras apoiadas por cada uma das educadoras do respetivo grupo para garantir um processo de ensino-aprendizagem o mais ajustado possível.

Sabemos que o contributo da família é muito importante para enriquecer o processo educativo dos vossos educandos/filhos e, em tempo de pandemia, só é possível com a partilha do vosso empenho. Lançamos aqui o desafio para um percurso realizado em rede, aonde educadoras, assistentes operacionais/animadoras, crianças e encarregados de educação/pais podemos ter um papel ativo para o bem-estar de todos!

Os progressos e as dificuldades que surgirem vão sendo partilhadas e resolvidas da melhor forma, sem cruzar os braços, assumindo compromissos entre todos.

Agradecemos desde já o vosso contributo e apoio,
As educadoras

 
Sexta, 17 Abril 2020 09:31

Plano de Ensino a Distância (E@D)

A partir das orientações específicas do Ministério da Educação para a implementação do ensino à distância e com o objetivo de garantir que todas as crianças e todos os alunos continuem a aprender no presente contexto, o Agrupamento de Escolas de Amareleja elaborou o seu Plano de Ensino a Distância (E@D). Com o desenvolvimento deste plano pretende-se proporcionar as respostas mais adequadas e potenciadoras do sucesso educativo das nossas crianças e dos nossos alunos, através de novos modos de ensinar.

As famílias e os alunos podem continuar a contar com o esforço dos docentes, técnicos especializados, assistentes técnicos e assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas de Amareleja para continuarem a usufruir do seu direito à educação e esperamos também poder contar com o esforço de todos os alunos e encarregados de educação para levar a bom porto o final deste ano letivo.

Consultar o Plano E@D aqui

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 8 de 172