Breves

Os manuais escolares serão entregues na Biblioteca Escolar, a partir do dia 2 de setembro, mediante a apresentação de voucher.


 

Bolsas Sociais EPIS: Candidaturas de 24 de julho a 23 de setembro de 2019.


 

Para o ano letivo 2019/2020 não é necessário adquirir os Cadernos de Atividades de algumas disciplinas dos 2.º e 3.º ciclos.


 

A Acciona Energia, através da Junta de Freguesia de Amareleja, vai oferecer as Fichas de Trabalho/Caderno de Atividades aos alunos do 1.º ciclo da Escola Básica de Amareleja.


 

Disponível o Relatório de Autoavaliação do Agrupamento 2018/2019.


 

A 3.ª edição do Jornal Escolar Cinco Estrelas 2018/2019 já está disponível nas bancas virtuais. Não perca!


 

Recursos





 

Visitantes

608548
HojeHoje296
OntemOntem339
SemanaSemana2803
MêsMês5707
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010608548
Eco-Escolas: Arquivo 2016/2017

Galeria de Imagens Eco-Escolas 2016/2017

eco-codigo
expo1
expo2
expo3
expo4
expo5
expo6
expo7
expo8
Feira_Vinho1
Feira_Vinho2
Feira_Vinho3
Feira_Vinho4
Feira_Vinho5
Galardao1
Galardao2
Galardao3
Galardao4
Vamos_embelezar_escola1
Vamos_embelezar_escola2
Vamos_embelezar_escola3
Vamos_embelezar_escola4
Vamos_embelezar_escola5
Vamos_embelezar_escola6
01/24 
start stop bwd fwd



 

Dia Eco-Escolas

No dia 5 de junho comemora-se o Dia do Ambiente e o Clube Eco-Escolas irá dinamizar um conjunto de atividades, assinalando o Dia Eco-Escolas!

- Programa das atividades disponível aqui

- Calendarização das sessões de sensibilização disponível aqui

- Letra do Eco-Hino disponível aqui




Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano e comemora-se a 5 de junho.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não-governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, foram trabalhadas as questões ambientais - poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozono, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros – e traçadas ações da humanidade e dos governantes diante desse problema.

O Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a consciencalização e a preservação ambiental.

“No Universo, nada se perde, nada se cria...TUDO SE TRANSFORMA...”

Lavoisier

Faça sua parte!




Dia Nacional da Energia

No dia 29 de maio comemora-se o Dia Nacional da Energia. A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética.

Neste dia decorrem várias ações de sensibilização dos consumidores para as questões relacionadas com a energia. Das várias atividades promovidas são feitas demonstrações de como poupar energia em casa e partilhadas dicas para escolher as melhores fontes de iluminação para a casa e para o escritório.

Para reduzir os gastos energéticos deve aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, utilizando a luz artificial apenas quando estritamente necessário. A colocação de lâmpadas económicas permite também poupar ao longo do ano em energia elétrica. Outra forma de poupar energia passa por desligar os aparelhos em stand-by durante a noite.

A maioria das casas de habitação pode facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação.

O setor dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa.



 

Dia Mundial da Biodiversidade

A 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade proclamado pelas Nações Unidas com o objetivo de aumentar o grau de consciencialização e conhecimentos acerca da biodiversidade.

Em 2017, ano internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, o tema é Biodiversidade e Turismo Sustentável. Ver mais informação aqui.

Origem e historial

Inicialmente, esta efeméride era comemorada a 29 dezembro (data da entrada em vigor da Convenção da Diversidade Biológica). Porém, em dezembro de 2000, a Assembleia Geral das NU adotou 22 de maio como Dia Internacional da Biodiversidade, para comemorar a adoção do texto da Convenção a 22 de maio de 1992 pelo “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”. Tal deve-se, em parte, à dificuldade que muitos países sentiam em conseguirem organizar comemorações a 29 de dezembro época coincidente com outras comemorações.



 

Dia da Reciclagem

O Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura). Comemora-se a 17 de maio e é dia para refletir sobre as questões ambientais e sobre o consumismo.

Todo o processo de geração, recolha, processamento e armazenamento do lixo resulta em problemas sociais, ambientais e económicos. Como tal, é importante aderir à reciclagem do material que usamos, como o papel e o plástico, seguindo o lema dos 3 Rs, Reduzir, Recolher e Reutilizar, que nada mais é que a separação dos materiais que podem voltar para o ciclo produtivo e evitar a retirada de mais recursos naturais.

Este é um dia para relembrar quão importante é este pequeno gesto e a tomada de consciência sobre os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente. Pensar no amanhã do nosso planeta é um dever! Por isso, colabore, reciclando!

Pensar no amanhã do nosso planeta é um dever! Por isso, colabore, reciclando!

 



Dia do Sol

O Dia do Sol comemora-se a 3 de maio e foi criado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

A data visa alertar para os benefícios do sol e salientar o papel desta importante fonte de energia para o funcionamento dos ecossistemas da Terra.

Convidamos toda a comunidade escolar a trazer neste dia uma peça de roupa amarela a fim de assinalar este dia.

 


 

Campanhas e Projetos Eco-Escolas 2016/2017

"NA PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE O QUE MAIS CONTA É MESMO A ATITUDE"

Colabore com a Escola e com o Ambiente.

(clique nas imagens para saber mais)


 

Questionário de Auditoria Ambiental 2016/2017

A auditoria constitui um dos suportes metodológicos do Programa Eco-Escolas. O seu principal objetivo é o de contribuir para o delineamento de ações concretas adaptadas à realidade de cada escola. Assim, contamos com a colaboração de todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos para a realização de mais uma auditoria ecológica.

Para responderes ao questionário, basta clicares aqui.