Breves

No Dia Eco-Escolas foram propostos alguns desafios aos pais e alunos do nosso Agrupamento.


 

Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Ambiente e comemorou-se o Dia Eco-Escolas.


 

Disponível o documento com a readequação dos critérios de avaliação em função da suspensão das aulas presenciais durante o 3.º P.


 

Disponíveis os resultados da primeira monitorização do Plano E@D do nosso Agrupamento.


 

Disponível a história da semana para as crianças da Educação Pré-escolar: "Meninos de todas as cores".


 

A 2.ª edição, deste ano letivo, do Jornal Escolar Cinco Estrelas já está disponível, desta vez apenas nas bancas virtuais!


 

Ed. Pré-Escolar

Recursos





 

Visitantes

745172
HojeHoje375
OntemOntem714
SemanaSemana1089
MêsMês2453
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010745172
Hora de Pais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Quinta, 23 Julho 2020 09:36

Hora de Pais

Este ano letivo, o Psicólogo David Fialho, do Serviço de Psicologia e Orientação e o Psicólogo Djalma Henares, do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, voltaram a dinamizar a "Hora de Pais", sendo esta, a 3ª edição na Escola Sede e a 5ª no nosso Agrupamento.

Este programa tem o objetivo de trabalhar competências parentais e questões associadas ao desenvolvimento infantil e juvenil, tentando promover melhores práticas educativas, favorecendo a adoção de melhores atitudes e respostas perante diferentes desafios e problemáticas e patrocinando a presença de cuidados potenciadores de um adequado desenvolvimento, com mais saúde, com melhores comportamentos, com melhores aprendizagens, com melhores confiança e segurança pessoal e com um melhor ajustamento emocional. Neste programa tentamos, também, promover a presença de um melhor acompanhamento do percurso escolar dos nossos alunos. Para o efeito foram criados dois grupos, um de crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico e outro de alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

Este ano abordámos questões associadas ao comportamento, trabalhando e privilegiando a promoção e o reforço de bons comportamentos, falando, também, sobre práticas para a extinção e a redução de maus comportamentos. Trabalhámos o acompanhamento escolar e o estudo com os nossos filhos. Questões associadas ao ecrã também mereceram grande atenção, devida ao impacto negativo que provocam nos nossos alunos e à frequência com que percebemos que crianças e jovens passam demasiado tempo expostos a estes estímulos excessivos e viciantes. Associado a estes meios tecnológicos, abordámos o sono. As emoções dos nossos filhos também foram trabalhadas, tendo sido fornecidas sugestões para a adequada diferenciação, expressão e regulação emocional de crianças e jovens. Numa das nossas sessões, trabalhámos a confiança pessoal, conversando sobre estratégias e atitudes facilitadoras da presença de melhores autoestimas e de noções de autoeficácia mais positivas e seguras. No período de confinamento mantivemos as nossas sessões, agora online, trabalhando, sobretudo, as dificuldades que os Pais e Encarregados de Educação nos trouxeram e tentando favorecer a presença de um melhor convívio com o contexto de Pandemia por Covid-19, enaltecendo a importância da implementação de rotinas adequadas. Voltámos a trabalhar o acompanhamento escolar agora neste contexto de confinamento. Diferentes alterações comportamentais, emocionais e de trabalho escolar foram analisadas e discutidas, tentando a procura, conjunta, das melhores respostas para estes novos desafios. Trabalhámos o medo, a ansiedade e a preocupação, informando os pais sobre estas emoções e sobre as estratégias para a redução das suas frequência e intensidade. Ao longo de todo este percurso, tentámos favorecer o trabalho colaborativo, patrocinando a participação dos pais, de modo a que estes pudessem expor dificuldades, dúvidas, mas, também, boas-práticas, bons exemplos e sucessos.

Não podemos deixar de agradecer a todos os pais que tão bem participaram e colaboram nestas sessões, o nosso muito obrigado. Para o próximo ano letivo, queremos voltar a dinamizar a "Hora de Pais", esperamos, apenas, poder melhorar o número de participantes, mantendo a qualidade da participação observada este ano.

Um abraço a todos,

Os Psicólogos David Fialho e Djalma Henares

Actualizado em Quinta, 23 Julho 2020 09:48