Breves

O 2.º Conselho de Pais e Professores EPIS irá realizar-se na próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro, às 21h!


 

Já pode consultar as ementas semanais do refeitório escolar, para o mês de janeiro.


 

O Agrupamento de Escolas de Amareleja deseja a toda a comunidade escolar um Feliz Natal e um Feliz 2021, sobretudo com muita saúde!


 

Informa-se toda a comunidade escolar que as notas dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, relativas ao 1.º Período, já estão disponíveis para consulta através da plataforma GIAE-Online.


 

Nesta época natalícia, no âmbito do projeto da Biblioteca Escolar “Colar de Contos”, desenvolvido pela professora Anabela Ramos, os alunos do 1.º ciclo embelezaram uma árvore para vos desejar Boas Festas e Boas Leituras!


 

No dia 16 de dezembro, pelas 19h, irá decorrer um Webinar subordinado ao tema "A Saúde Mental em Tempos de Pandemia".


 

Ed. Pré-Escolar

Recursos





 

Visitantes

825669
HojeHoje149
OntemOntem359
SemanaSemana1739
MêsMês10557
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010825669
Biblioteca Escolar >> Objectivos

A Biblioteca Escolar (BE) da Escola EBI de Amareleja é constituída por um conjunto de recursos físicos (instalações, equipamento), humanos (professores, funcionários) e documentais (papel, audiovisual e informático), organizados de modo a oferecerem à comunidade escolar elementos que contribuam para a sua formação e informação. Situa-se actualmente no primeiro andar do Bloco A.

Os recursos da BE estão organizados em três grandes grupos:

a) Materiais impressos: inclui livros, periódicos e um arquivo com trabalhos de alunos;

b) Recursos informáticos: inclui computadores, impressoras, digitalizadores, CD-ROM e DVD;

c) Recursos audiovisuais: inclui equipamento áudio, vídeo e fotografia (televisores, vídeos, leitores de DVD, máquinas fotográfica), assim como cassetes de áudio, vídeo e DVD.

Objectivos:

A BE deve constituir-se como um núcleo da organização pedagógica da escola, vocacionada para as actividades culturais e para a informação, tendo em vista atingir, entre outros, os seguintes objectivos:

1 - Tornar possível a plena utilização dos recursos pedagógicos existentes e dotar a escola de um fundo documental adequado às necessidades das diferentes disciplinas e projectos de trabalho.

2 - Permitir a integração dos materiais impressos, audiovisuais e informáticos e favorecer a constituição de conjuntos organizados em função de diferentes temas.

3 - Providenciar acesso aos recursos locais, regionais e globais e às oportunidades que confrontem os alunos com ideias, experiências e opiniões diversificadas.

4 - Organizar actividades que favoreçam a consciência e a sensibilização para questões de ordem cultural e social.

5 - Desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação, tais como: seleccionar, analisar, criticar e utilizar documentos; desenvolver um trabalho de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo, por solicitação do professor ou da sua própria iniciativa; produzir sínteses informativas em diferentes suportes.

6 - Estimular nos alunos o prazer de ler e o interesse pela cultura regional, nacional e universal.

7- Ajudar os professores a planificarem as suas actividades de ensino e a diversificarem as situações de aprendizagem.

8 - Associar a leitura, os livros e a frequência da BE à ocupação lúdica dos tempos livres.

9 - Promover a partilha de recursos entre as escolas do Agrupamento.