Breves

No dia 5 de novembro, pelas 11h05, realiza-se no Agrupamento de Escolas de Amareleja mais um exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico – a terra treme.


 

Disponível a lista unitária de ordenação final de candidatos aprovados referente ao procedimento concursal para assistentes técnicos.


 

Disponível a lista unitária de ordenação final de candidatos aprovados referente ao procedimento concursal para assistentes operacionais.


 

Já pode consultar as ementas semanais do refeitório escolar, para o mês de outubro.


 

Está disponível para consulta o Plano de Contingência Coranavírus COVID-19 do Agrupamento.


 

Estão disponíveis as listas de ordenação referentes aos procedimentos para seleção e recrutamento de técnicos especializados.


 

Ed. Pré-Escolar

Recursos





 

Visitantes

788363
HojeHoje32
OntemOntem390
SemanaSemana1796
MêsMês13909
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010788363

No dia 24 de Outubro celebrou-se o dia Internacional da Acção Climática. Através da celebração desta data, o projecto internacional 350.org visou a consciencialização do mundo para as mudanças provocadas pela crise climática.

A ênfase da iniciativa rodou em torno do número 350. A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática. E 350 significa - como em partes por milhão – o valor que vários cientistas mundiais identificaram como o limite superior seguro de CO2 na nossa atmosfera. Constatação científica que deveria fazer parte das cruciais negociações de clima da ONU que decorrerão em Copenhaga, em Dezembro de 2009.

A EBI da Amareleja juntou-se a este movimento mundial a convite do CEAI – Centro de Estudos da Avifauna Ibérica. Conjuntamente, foi planeada uma actividade que teve como principal objectivo, despertar nos alunos e na comunidade em geral, a vontade de contribuir para a redução das emissões de CO2.

A actividade envolveu três etapas, as quais decorreram de acordo com a seguinte sequência.

Numa primeira fase, os alunos das duas turmas de 8º ano apresentaram um conjunto de medidas e sugestões que podem contribuir para a redução das emissões de CO2. Alguns destes alunos divulgaram o programa da actividade 350.org, através da distribuição de sacos de papel, nas mercearias de Amareleja. Estes sacos destinavam-se à venda de pão e além do programa da actividade continham algumas das sugestões e medidas que foram propostas pelos alunos.

No dia 24, um grupo de alunos do 2º e 3º ciclos, alguns elementos da secção de BTT da Associação 4 Esquinas, a professora Teresa Frias e Sr. Anacleto (“Tonecas”) participaram num passeio de bicicleta que teve como destino as instalações do CEAI - a Estação Biológica do Garducho, na Herdade dos Guizos. Passeio em que os participantes revelaram boa disposição e capacidade de entreajuda, o que lhes permitiu ultrapassar com facilidade as adversidades do trajecto e o inoportuno encontro com o gado bovino (que foi incomodado no seu lanche pela boa disposição dos esforçados ciclistas).

Chegados à Estação Biológica do Garducho, os ciclistas e outros elementos presentes foram convidados a assistir e a debater as mensagens/ideias propostas em 4 minifilmes relacionados com o tema Alterações Climáticas. No final da sessão foram apresentadas algumas das medidas e sugestões que foram propostas pelos alunos para reduzir a dependência energética do nosso planeta.

No final e para documentar a actividade, o grupo posou para a fotografia.

Agradecimentos:

Esta actividade só foi possível devido à colaboração: das professora Ana Margalha e Teresa Frias, do Sr. Anacleto, elementos da secção de BTT da Associação 4 Esquinas, Sr. José Felício (que fez o reconhecimento do terreno), Sr.ª Cidália Guerreiro (Blog Amarelejando) e GNR de Amareleja.

Vivam!
Aos que vieram,
aos que organizaram,
aos que ajudaram,
aos que "bicicletaram"
aos que vieram de carro,
aos que divulgaram,
aos que vieram de longe,
aos que vieram de perto,
aos que não vieram mas estiveram
às vacas!
(aos meus óculos perdidos)
a todos,
Obrigado e votos de boas (e divertidas) reduções de emissões.

Qual é nossa próxima actividade?
Fernando Moital